Plantas Daninhas no sistema cana/soja

Dr. Fernando S. Adegas, Pesquisador da EMBRAPA Soja

Apresentação das principais plantas daninhas que ocorrem no sistema cana/soja; como realizar um bom manejo e recomendação de produtos.
Nessa palestra, o pesquisador também fala das principais formas da dessecação pré-colheita  e da eficiência dos produtos registrados.

Eficiência de herbicidas aplicados em pré ou pós-emergência para controle de Fedegoso Branco (Senna obtusifolia)

Dr. Tiago Salgado, Engenheiro Agrônomo da HERBAE

Resultados dos ensaios conduzidos na safra 2020/2021, para melhor manejo e controle de Fedegoso Branco.

Manejo de doenças na cultura da soja

Drª. Claudine Dinali Santos Seixas, Pesquisadora da EMBRAPA Soja

Apresentação das principais doenças na cultura da soja, como ocorrem, níveis de danos, formas de controle e como realizar o monitoramento.

Controle químico das doenças na cultura da soja

Drª. Claudia V. Godoy, Pesquisadora da EMBRAPA Soja

Apresentação das principais formas de controle químico, moléculas disponíveis e resultados das redes de ensaios de eficiência de fungicidas.

AMBISOJA

Dr. Denizart Bolonhezi, Pesquisador Científico IAC

O projeto Ambisoja consiste na avaliação do desempenho agronômico de 18 genótipos de soja, cultivados em 22 locais, nas diferentes regiões canavieiras paulistas (safras 2019/2020 e 2020/2021). Os objetivos do projeto são: identificar estratos de produtividade em função da classificação do solo, aspectos químicos da fertilidade, físicos (CAD) e das informações microclimáticas; identificar o perfil de genótipos de soja mais adaptados para reforma de canaviais (produtividade e raiz); verificar a possibilidade de construção de uma matriz de ambiente de produção para cultivares de soja.

MIP SOJA

Professor Dr. Odair Aparecido Fernandes, Docente FCAV/UNESP Jaboticabal

O Manejo Integrado de Pragas implica em uma mudança de conceitos na lavoura. Na cultura da soja, por exemplo, altera o padrão das aplicações de defensivos feitas de forma preventiva, a partir de um calendário pré-determinado. Com o MIP, o agrônomo faz o monitoramento antes da aplicação para saber se, de fato, há incidência da praga. Assim, identifica se a aplicação se faz necessária. De imediato, o sistema já diminui o volume de produtos químicos lançados no campo. O agricultor tem uma diminuição dos custos e, ao mesmo tempo, reduz os impactos ao meio ambiente.

+SOJA

Dr. Marcos M. Iamamoto, Engenheiro Agrônomo e Consultor Técnico

O +Soja tem por objetivo difundir a tecnologia de manejo para altas produtividades, através de conceitos técnicos de nutrição e tratamentos fitossanitários. Busca alcançar o máximo potencial produtivo das cultivares de soja, para o alcance  de maior rentabilidade ao produtor.

Manejo de sucessão de culturas

Dr. Henrique Debiasi, Pesquisador da EMBRAPA Soja

Essa apresentação aborda as questões técnicas sobre manejo de solo versus produtividade, levando em consideração os insumos de sistema, a cobertura de solo e a fertilidade estrutural do solo. Também aborda a importância da diversificação de culturas no sistema de produção.

Manejo biológico das pragas da cultura da soja

Dr. Arnold Barbosa de Oliveira, Agente de Transferência de Tecnologia da EMBRAPA Soja

Introdução ao manejo biológico das pragas na cultura da soja, trazendo conceitos, desafios, agentes e formas de controle.

Controle biológico aplicado – vírus entomopatogênicos

Dr. Daniel R. Sosa-Gómez, Pesquisador da EMBRAPA Soja

A apresentação aborda o uso de vírus para o controle de lagartas na cultura da soja, seu modo de ação, eficiência, recomendações e produtos disponíveis no mercado.